Mas, hoje queria fazer um relato muito comum na vida de uma criança com alergia alimentar. Minha filha foi convidada para uma festinha de aniversário. Toda vez que ela é convidada para alguma festa confesso que entro em pânico!!!! O apelo visual das guloseimas é muito forte, e por vezes, ela acaba ficando atraída por coisas diferentes. Mas, cada dia é uma oportunidade de vivermos uma nova experiência. Para eu ter uma ideia do que seria servido na festa, perguntei à mãe da aniversariante, e como eu pensava não havia muitas opções para uma criança alérgica. Pensei então em mandar um salgado, um bolo e um doce. É impressionante, mas acho que 1/3 dos meus pensamentos diários são sobre alimentação!!!! O que significa que passei alguns dias pensando o que fazer, para decidir que faria esfiha de carne, um bolinho e um brigadeiro, tudo sem proteína do leite e da soja.
Comecei a procurar por receitas, pois não tinha a menor ideia dos ingredientes que usaria na esfiha, e para minha surpresa as receitas de esfiha levavam leite! Pensei: "Ok! Sem pânico! Vou substituir e ver no que vai dar". O resultado foi que as esfihas ficaram MARAVILHOSAS!!!!! Minha filha e meu marido gostaram muito!
Adaptei a receita deste site http://m.tudogostoso.com.br/receitas/68803-esfiha-da-tia-nene-facil-facil
Esfiha de carne
Adaptei a receita deste site http://m.tudogostoso.com.br/receitas/68803-esfiha-da-tia-nene-facil-facil
Esfiha de carne
Massa
1 1/2 tablete de fermento biológico
1 colher de sopa de açúcar
1 colher rasa de sopa de sal
1 xícara de água
1 xícara de leite de aveia morno
1/2 xícara de óleo
6 xícaras de farinha de trigo (colocar aos poucos, pode ser mais ou menos)
Juntar o fermento, o açúcar e o sal. Após derretido, colocar os ingredientes líquidos e por último a farinha de trigo. A massa tem que desgrudar das mãos. Faça pequenas bolinhas e deixe a massa descansar, enquanto prepara o recheio.
Recheio
300 gramas de carne moída
1 tomate sem sementes
1/2 cebola
Hortelã, sal, pimenta e limão a gosto
1 colher de óleo
Picar o tomate e a cebola e juntar à carne, juntamente com o restante dos ingredientes.
Pegue uma bolinha e abra no rolo (cuidado para não grudar, se isto acontecer é só jogar um pouco de farinha na massa). Coloque uma colher de sopa rasa de recheio e faça os triângulos. Unte uma forma e vá colocando as esfihas. Depois pincele as esfihas com uma gema de ovo.
