terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Bolinho de maçã com mel e óleo de coco

Olá!

Estou há um tempo sem escrever, não por falta de receitas, mas por falta de tempo mesmo. Durante esse intervalo, pude ler um pouco mais sobre a culinária saudável, trazendo novas opções para o mundo da alergia alimentar.

Aqui em casa reduzimos em 100% o consumo de leite e derivados. Abrimos algumas exceções, quando sabemos que vamos receber visitas que não estão acostumados a ficarem sem estes alimentos. Minha filha não tem reagido aos traços de leite (GRAÇAS A DEUS!), o que significa que podemos compartilhar, por exemplo, a mesma esponja que lava um copo com suco e um copo com leite. Eu e meu marido decidimos que, mesmo quando a pequena estiver curada iremos manter a culinária saudável em casa. A gastropediatra dela já pontuou que talvez ela possa deixar a alergia a caseína e ficar com uma intolerância a lactose, como eu. Acho que ainda não falei sobre isso aqui no blog.

Desde que me entendo por gente passo mal ao comer certos alimentos (sou da geração danoninho e polenguinho). Sempre tive problemas com cólicas e diarreias, sem saber a razão. Fui diagnosticada com Síndrome do Intestino Irritável em 2006, após comer uma delícia de camarão em Recife. Fiz quase 8 meses de tratamento. De vez em quando, com a grande carga de trabalho, a Síndrome acaba voltando. Mas, curiosamente, quando tive que fazer dieta para dar de mamar à minha filha (em 2012) me senti super bem. Incrível! Não tinha cólicas, passei a ter uma regularidade intestinal, apesar de ter emagrecido muito me sentia super bem. Quando minha filha deixou o peito, voltei a comer chocolate, pizza e outras "coisitas" mais com queijo, porque ADORO queijo!!!! Eu fazia um fuzilli integral com gorgonzola, hummm, de raspar o prato. No entanto, também voltei a me sentir muito mal. As conversas em que tive com gastros, após o diagnóstico da minha filha, apontavam para uma hereditariedade, de mim para ela, no caso. Possivelmente, a minha intolerância a lactose fez com que a Agnes fizesse alergia à caseína. Por todo o histórico, a última gastro dela pediu um exame para mim também, a fim de confirmar, mas eu não fiz. O plano de saúde não cobria e no particular era muitíssimo caro. Pensei que, na verdade, eu não precisava de exame algum porque eu sabia que toda vez em que bebesse leite (parei há 3 anos) ou comesse algum derivado (como raramente) passaria mal, como das outras vezes. Enfim, tenho um diagnóstico mas, sem confirmação laboratorial. O que significa que o diagnóstico de alergia da minha filha foi um diagnóstico para mim também! Eu já tenho uma alimentação regrada há alguns anos, mas pude modificar ainda mais fazendo a opção por encontrar nos legumes, frutas, castanhas, verduras, novos sabores, descobrindo novas receitas.

Dias atrás fiz mais uma substituição. No lugar do óleo de canola que usava para fazer bolos, passei a usar o óleo de coco. Que riqueza! Que leveza! Como já disse em outra postagem, eu não fico contando calorias, o meu objetivo é manter a minha família na linha da alimentação saudável, sem me preocupar se vamos engordar ou não. Mesmo porque, se a alimentação é saudável, feita na hora certa, da forma correta, dificilmente uma pessoa ficará acima do peso.

O óleo de coco ao ser levado ao fogo não perde suas características nutricionais e é saudável para cozinhar! A receita de hoje leva óleo de coco. Chamo de bolinho, mas minha filha chama de "copiqueique", aprendeu a falar e toda hora quer fazer o tal do "copiqueique"! Ah! Ela fez esta receita juntamente comigo! Espero que gostem!


Bolinho de maçã com mel e óleo de coco

Ingredientes

2 maçãs pequenas picadas, sem casca
2 ovos
1/2 xícara de óleo de coco
1/2 xícara de mel
2 xícaras de farinha de trigo integral (quem não gosta muito, pode misturar com farinha branca)
1 colher de sopa de fermento
1 colher de sopa de canela em pó

Preparo

Aqueça o forno. Bata no liquidificador os quatro primeiros ingredientes. Misture a farinha, o fermento e a canela e despeje o conteúdo do liquidificador. Misture tudo. Coloque em forminhas pequenas para cupcake/muffin ou numa forma com furo no meio. Leve ao forno (180º) por mais ou menos meia hora (depende do forno).






O resultado é uma massa bem leve por causa do óleo de coco.
Pode substituir a maçã por banana ou outra fruta, e acrescentar passas ou outras frutas secas.

Boa receita!