Olá!
O blog teve uma visualização máxima nesse mês de julho, daí vi que já estava passando da hora de publicar, rsrs.
Estou com muitas receitas novas que venho acumulando, ás vezes não consigo conciliar várias coisas ao mesmo tempo (ser mãe, doutoranda, "meio" culinarista...).
Na penúltima postagem, contei que minha filha não estava mais tendo reações alérgicas ao leite. Continua desse modo, graças a Deus! Porém, um fato curioso é que ela continua dando preferência ao que estava acostumada a comer. Se oferecemos pizza, por exemplo, ela diz: _Eu não gosto de pizza! (Nota: Comer pizza é coisa rara aqui em casa, mas como meu marido gosta muito, ás vezes temos que fazer concessões). Não insistimos em oferecer porque sabemos que ela aprendeu a restringir certos alimentos em seu cardápio. Com isso, continuamos mantendo a alimentação dela como antes, pois entendemos que é também muito mais saudável. De vez em quando ela pede bala de goma ou pirulito, nós damos e explicamos a razão de não podermos comer estas "porcarias" com frequência, e ela entende. Estou "confessando" isso para não parecer incoerente com a minha fala de alimentação saudável quando alguém a vir com bala ou pirulito na mão.
Bem, permanecendo tudo como antes continuo com a odisseia das receitas, mesmo porque ela sarou, mas eu tenho intolerância a lactose.
Outro dia, fiquei pensando em creme de leite. Queria fazer uma receita e precisava do "bendito". Eu tinha em casa amêndoas e biomassa de banana verde, daí achei que seria uma combinação perfeita! E ficou. Como já disse uma vez, NÃO ADIANTA ACHAR QUE SERÁ IGUAL À CREME DE LEITE, POIS NÃO SERÁ!!!! Mas, é uma opção muito mais saudável e tão bom quanto: não é industrializado.
Vamos à receita?
Creme de amêndoas (creme de leite)
Ingredientes
1 xícara de amêndoas
1/2 litro de água filtrada
1 xícara de biomassa de banana verde
Preparo
Deixe as amêndoas de molho por 4 horas. Despreze a água. Há pessoas que tiram a casca, eu não tiro porque não tenho tempo! Coloque as amêndoas no liquidificador com 1/2 litro de água filtrada. Bata na velocidade máxima até triturar toda a amêndoa. Use um pano ou organza para coar (há uma empresa que vende como "panela furada"). Não jogue fora os resíduos. Volte o leite de amêndoas para o liquidificador e acrescente 1 xícara de biomassa de banana verde aos poucos, com o liquidificador ligado. Pode ser que você queira uma textura mais grossa ou mais rala, fica ao seu critério. O creme pode ser usado para fazer receitas doces ou salgadas.
A receita da biomassa que eu utilizo é da Bela Gil: http://gnt.globo.com/receitas/receitas/biomassa-de-banana-verde-receita-da-bela-gil.htm. Muito boa e dá para congelar, mas prefiro usar assim que acabo de fazer.
DICA: Utilize o resíduo da amêndoa como se fosse uma ricota. Acrescente alho picado, sal, azeite e ervas, tudo a gosto. Também dá para aproveitar a casca da banana cortando-a em tiras, refogando como se fosse carne.
Infelizmente, não fiz foto. :(