sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Strogonoff de frango com leite de aveia

Olá!!!!!

Vou compartilhar uma receita super fácil de strogonoff de frango.
Strogonoff se tornou uma receita tão corriqueira, que é difícil conhecer alguém que nunca tenha comido. Um dia, fiquei pensando em um jeito de fazê-lo sem creme de leite ou leite para minha filha e daí fiz com leite de aveia e tchan, tchan, tchan, tchan! Deu super certo! E ela adorou!
Essa semana repeti de um jeito prático, mas dá para fazer de um jeito saudável.
Vamos lá!

Strogonoff prático

Ingredientes

1 peito de frango cortado em cubinhos
sal, alho e cebola a gosto
2 xícaras de leite de aveia para cozinhar (a receita do leite está na 2ª postagem do blog)
2 colheres (sopa) de catchup
1 colher (sopa) de mostarda (opcional)

Preparo

Refogar o frango já temperado. O legal de colocar cebola é que o frango ficará mais coradinho e, com isso, será usado menos catchup (o problema do catchup é o açúcar, mas pior é quando ele é feito com glucose de milho :(, por isso chamo esta receita de prática, pois é para ser feita quando não há tempo hábil de fazer a saudável). Quando o frango estiver corado, coloque umas gotas de água e mexa mais um pouco para aproveitar o "queimadinho" do fundo, deixe a água secar.
Coloque o catchup e a mostarda (opcional) e mexa bem para que fique uniforme. Em seguida, coloque o leite de aveia aos poucos, mexendo sem parar. O fogo não deve estar muito alto. Conforme for cozinhando, o leite de aveia vai ficar mais grosso e muito parecido com a textura do creme de leite. Para acompanhar, asse algumas batatas e depois de prontas, corte-as, regue azeite e salpique alecrim.

Strogonoff saudável

Ingredientes

1 peito de frango cortado em cubinhos
sal, alho e cebola a gosto
2 xícaras de leite de aveia para cozinhar (a receita do leite está na 2ª postagem do blog)
1 cenoura média
1/2 beterraba

Passe a cenoura e a beterraba por um processador (eu tenho um mini-processador que "dá conta do recado") e reserve. Faça o frango como escrito acima, quando estiver pronto, coloque a cenoura e a beterraba trituradas e misture. Em seguida, coloque o leite de aveia e deixe cozinhar um pouco. Para essa receita, talvez, precise colocar um pouco mais de sal, mas fica a critério de cada um. Ninguém diz que foi feito com cenoura e beterraba! Ninguém diz que foi feito sem creme de leite!

Quando cozinho para pessoas de fora, costumo não contar antecipadamente que cozinhei com leite de aveia. É claro que a pessoa fica intrigada por ver minha filha comer conosco, mas só digo depois e peço para que façam uma avaliação, e sempre é positiva!

Na foto abaixo, coloquei o strogonoff numa refeição completa, mas dá para criar sem oferecer batata palha ou frita para a criança.

Alimentação é algo cultural, pense nisso!



terça-feira, 12 de agosto de 2014

Bolo de cacau com leite de aveia

Vou começar postando a receita que deu ideia ao nome do blog.

Bolo 

Ingredientes:

-3 ovos grandes
-1 xícara e meia de açúcar mascavo
-1 xícara de óleo de canola
-1 xícara de água fervida
-2 xícaras de farinha de trigo
-1 xícara de cacau em pó "Dois Frades" (não sou patrocinada pela Nestlé, mas esse é um chocolate em pó que não contêm leite, nem traços de leite)
-1 colher (sopa) de fermento 

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 180º. Numa vasilha, junte os ovos, o açúcar, o óleo e a água fervida rapidamente para não cozinhar os ovos. Eu mexo com um batedor manual, mas pode usar uma colher de pau. Em seguida peneire a farinha de trigo e junte o chocolate. Mexa até formar uma massa homogênea. Por fim coloque o fermento.
Despeje a massa numa forma untada com óleo (colocar uma gota na forma e usar um pedaço de papel toalha para espalhar) e farinha de trigo. Em 30 minutos ele fica pronto.

Calda

Ingredientes:

-2 colheres de açúcar
-2 colheres de cacau em pó "Dois Frades"
-2 colheres de margarina vegetal Becel (aquela da embalagem azul. Também não recebo patrocínio, mas ela não leva nada de leite)
-4 colheres de leite de aveia

Preparo:

Colocar todos os ingredientes em uma panela, em fogo baixo, e mexer até virar uma calda homogênea. A margarina vegetal custa um pouco a derreter, pois não foi feita para culinária, mas no fim dá certo.

Se você gosta do bolo bem molhado, assim que tirar do forno faça furinhos com um garfo e despeje a calda. Eu costumo duplicar a receita da calda. Se você quer fazer para uma ocasião como um aniversário, por exemplo, deixe que ele esfrie totalmente e assim, jogue a calda por cima.

O leite de aveia (para cozinhar):

-1 litro de água filtrada
-1 xícara de aveia em flocos (240 ml). Também uso a da Nestlé.

Deixar a aveia de molho no liquidificador por 1 hora. Bater e coar. Para coar utilizo dois coadores, passo primeiro por um grande e depois por um pequeno. Coloco o líquido em um frasco de vidro higienizado e a cada uso agito.

Se for usar o leite de aveia para beber, coloque mais 250 ml de água e uma colher de sopa de baunilha. Adoce se necessário.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Alimentação sem proteína do leite e da soja

Boa tarde
Resolvi fazer esse Blog porque muitas pessoas têm pedido as receitas das comidas que faço para minha filha de 2 anos que tem alergia à proteína do leite, da soja e a amêndoa. Embora já tenha pensado mil vezes em escrever sobre a experiência de ter uma filha com alergia alimentar, mas sem tempo ocioso para tal, confesso que fiquei motivada após os pedidos.

Minha filha foi diagnosticada com APLV (Alergia à Proteína do Leite de Vaca) aos 4 meses de idade, enquanto ainda mamava no peito. Quando introduzimos a proteína da soja com 1 ano e 2 meses, ela fez outra alergia. E após completar 2 anos introduzimos leite de amêndoas e o "estrago" foi tamanho. Nesse ínterim aconteceram algumas mudanças na vida familiar, nos deslocamos do Estado do Rio de Janeiro para o de São Paulo, e graças a Deus encontramos uma pediatra tão excelente quanto a que ela tinha. 

Nesses últimos anos só posso dizer que o cuidado com uma criança com alergia alimentar envolve muita observação, cuidados, pesquisas, conversas. A observação nos rótulos das embalagens dos alimentos, do dia a dia da criança: secreção repentina, fezes diferentes, manhas inexplicáveis. O cuidado com a alimentação no que diz respeito à "contaminação" dos alimentos proibidos. Pesquisas intermináveis sobre alimentos que auxiliam o crescimento e que não contenham os alérgenos. E, as conversas. Conversas com o cônjuge, com a pediatra, com os tios, tias e avós, com amigos, com outros pais e mães que se encontram na mesma situação. Todos estes quesitos fazem parte do universo da criança que tem alergia alimentar.

Como existem muitos blogs que funcionam como diários, nos quais mães e pais relatam a rotina de seus filhos alérgicos, pensei em fazer um caminho inverso partindo das receitas e vez por outra tecer algum comentário sobre alergias alimentares.

Este Blog foi batizado como "Aveia e Cacau" e já explico a razão. Em virtude das alergias da minha filha, o leitor há de convir que o cardápio dela ficou bem restrito. Sendo assim, comecei a ousar e a fazer substituições sem fim, e encontrei na aveia uma grande aliada. O cacau: minha filha adora um bolo de chocolate com calda de chocolate que faço e em ambos uso o leite de aveia. Dessa maneira, a partir de uma gostosa mistura achei que ficaria uma doce combinação.

Desejo que essa seja uma experiência deliciosa para todos nós!

Até!
Ariadne.